Saber como interpretar os símbolos das etiquetas das roupas é o melhor jeito de garantir a durabilidade das peças favoritas do seu guarda-roupa. Neste artigo, reunimos algumas informações para que você entenda melhor o que querem dizer os símbolos de lavagem e qual a sua importância.

Importância dos símbolos de lavagem de roupa

É bem comum ignorarmos as etiquetas de lavagem de roupa. Algumas vezes até nos livramos delas porque achamos que incomodam e que não servem para nada. É aí que nos enganamos, pois é na etiqueta que está guardada a chave para solucionar a grande maioria dos problemas mais recorrentes na lavanderia, como o desbotamento, encolhimento, transferência de cores e manchas, entre outros.

Por isso, é essencial criar o hábito de ler os símbolos de etiqueta de roupa antes de colocar tudo na máquina. Seguir as instruções de lavagem corretamente é o melhor jeito de fazer sua roupa durar muito mais e ter aparência bem cuidada.

Desmistificando os símbolos de lavagem

Aprender a diferenciar e decifrar os símbolos de etiquetas de roupas não é tão difícil quanto parece, basta ter um pouquinho de paciência para aprendê-los. Uma vez memorizados, tudo fica mais fácil, pois os símbolos de lavagem tem uma ordem universal e são os mesmos em todos os lugares do mundo.

Os símbolos de etiquetas de roupas estão divididos em categorias e nelas você encontrará instruções para lavar, alvejar, secar, passar e até mesmo descobrir se a roupa precisa de limpeza profissional. Antes de consultar a tabela abaixo com todos os símbolos de lavagem, é bom conhecer também a ordem das categorias:

  • A primeira é a de instrução de lavagem. A tina, nome do símbolo da etiqueta de roupa, vai indicar se a peça pode ser lavada na máquina, a temperatura recomendada para lavagem, bem como especificações para o enxágüe e centrifugação.
  • A segunda categoria de símbolos de lavagem é a de alvejamento e informa se a peça pode ser lavada com produtos que contém cloro ou não.
  • A terceira pertence à categoria de secagem e vai indicar se o processo para secar a roupa deve ser feito naturalmente no varal ou com secadora. Também inclui recomendações de temperatura e posicionamento (secagem na horizontal ou vertical).
  • A quarta categoria de símbolos de etiqueta de roupa informa se a peça pode ser passada à ferro e qual temperatura utilizar para obter melhores resultados.
  • A quinta e última categoria de instrução de lavagem refere-se à limpeza à seco. São instruções mais específicas e normalmente voltadas para lavanderias especializadas, portanto você não precisa se preocupar tanto com elas.

tabela-de-simbolos-de-roupas-1391810267363_643x478

Saiba como decifrar os símbolos das etiquetas das suas roupas!

2 ideias sobre “Saiba como decifrar os símbolos das etiquetas das suas roupas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *